sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ação coletiva

Artistas da cena independente de Sorocaba e de Votorantim participam de Festival Nacional Fora do Eixo; para eles, o evento é uma forma de disseminar produções para diversas cidades de todo o Brasil

Fernanda Ikedo
Agência BOM DIA

Uma grande conquista para a cena cultural de Sorocaba, Votorantim e outras cidades da região é a criação de coletivos independentes, que se juntaram a uma grande rede nacional, chamada Circuito Fora do Eixo.


Entre os participantes dessa rede está o Coletivo Cê, que reúne artistas de Sorocaba, Votorantim e São Paulo e que tem como carro-chefe de produção a peça “Desterro”. Ela será apresentada neste sábado (25), durante a segunda edição do Festival Fora do Eixo, na Capital.

O ator Hércules Soares, 22 anos, explica a importância da oportunidade de participar desse festival. “O Coletivo Cê tem quatro anos e há um ano integra o Fora do Eixo. Para nós, este festival é fundamental para a troca de contatos com artistas e grupos de todo o país”, destaca.

Entre as possibilidades proporcionadas pelo Fora do Eixo, está a maior facilidade para a realização de turnês por várias cidades.

A coordenadora nacional do Palco do Fora do Eixo, Cláudia Schulz, 28, que mora em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, explica que ocorre uma aproximação entre os artistas de grupos cênicos, danças e outras linguagens corporais. “A proposta é que a gente consiga fomentar uma cena mais dinâmica para divulgar as peças que são produzidas nos circuitos independentes”, diz.

Verba/ Uma das principais reclamações dos artistas para se fomentar a arte no país é a questão financeira. “Para a vinda do coletivo a São Paulo contamos com parcerias, como o Sindicato dos Metalúrgicos que contribuíram com o porte”, destaca Hércules.

Por isso, a rede criada pelo Fora do Eixo, com mais de cem coletivos, contribui para levar uma peça produzida no Rio Grande do Sul a São Paulo ou Sorocaba. “Os coletivos que integram a rede ajudam no que podem, às vezes com alojamento, com parcerias, indo atrás de patrocínios”, conta Cláudia.

Peça/ O espetáculo “Desterro” envolve dança e teatro, abordando o tema do patrimônio imaterial, a memória e recebeu patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, pela qual foi feita uma temporada de quatro meses em Sorocaba, e do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. Com esse patrocínio, os artistas apresentaram “Desterro” em São Roque, Itu e Iperó.

Acesse
O Coletivo Cê mantem informações sobre suas pesquisas no blog: coletivoce.blogspot.com.

União
O Coletivo Rasgada Coletiva, de Sorocaba, também está participando do Festival Fora do Eixo.

Intercâmbio
“É uma moeda solidária para fomentar a cena cultural”, explica Cláudia Schulz, coordenadora do projeto “Palco”, braço do festival , a respeito do suporte dado aos artistas pela rede do circuito Fora do Eixo (formado pelos coletivos culturais ).

Atenção
O Coletivo Cê apresenta-se neste sábado (25), às 18h e 21h, na rua Scuvero, 282, Aclimação

Fonte: Site do Jornal Bom Dia Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário