quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Desterro em São Roque- SP



O Coletivo Cê inicia no próximo dia quatro de fevereiro a nova temporada do espetáculo Desterro. A peça teatral que já esteve em cartaz de fevereiro a abril de 2010 em Sorocaba, por meio da LINC (Lei de Incentivo à Cultura), foi contemplada no final do ano passado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) do Governo do Estado de São Paulo. Com o PROAC, o Coletivo Cê percorrerá três cidades do interior paulista para apresentar o espetáculo e realizar oficinas culturais, começando pela cidade de São Roque.

O projeto Desterro - Investigação e Preservação da Memória é parte da pesquisa de linguagem e experimentação cênica do Coletivo Cê e foi selecionado pela LINC de Sorocaba para desenvolver um processo de criação que tem como principal ponto de partida a investigação e o resgate da memória.

O “Processo de Desterro” teve início em agosto de 2009 e se deu a partir da investigação e compartilhamento das histórias pessoais e recordações dos cinco atores/criadores integrantes do projeto. A memória é aquela onde estão nossas origens, as histórias dos avós, as imagens de outro tempo, as músicas e brincadeiras da infância; os sabores, cheiros e sensações do imaginário do passado de cada um de nós, das experiências que carregamos ao longo da vida. Buscando abarcar as criações a partir da idéia de que somos feitos das memórias que carregamos.

O projeto prevê ainda dar novos significados para espaços de patrimônio histórico. A escolha do Sítio Santo Antônio em São Roque como novo espaço de apresentação dá luz a essa ideia por representar um local não somente com uma grande riqueza histórica e arquitetônica, mas também com um precioso valor artístico. O imóvel pertencia ao escritor modernista Mário de Andrade, que doou o sítio ao Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1947, com uma exigência: ser o zelador desse patrimônio enquanto estivesse vivo. Sua intenção era tornar a Casa Grande um local de repouso para os artistas brasileiros.

O espetáculo Desterro narra a trajetória poética de um jovem que está saindo de casa e através de um mergulho em imagens, sensações, músicas e fatos da sua vida - passado, presente e futuro que se fundem, como num mosaico de devaneios – parte para um reconhecimento de si mesmo, do seu lugar de origem, das suas urgências. Um passeio pelo tempo através da memória, em que o espaço, o texto, os atores e os espectadores co-criam a história que pode também ser a de todos nós.

As apresentações ocorrem nos dias 04, 05 e 06 de fevereiro às 18h no Sítio Santo Antônio, Estrada Mario de Andrade Km 8, Planalto Verde, São Roque/SP. Para adquirir o ingresso basta fazer a doação de um litro de leite na Divisão da Cultura do CEC Brasital antecipadamente. A inscrição e a data das oficinas culturais ainda será definida. Mais informações pelo telefone (11) 4784-3076.

Ficha Técnica:

Direção: Júlio Mello

Dramaturgia: Janaína Silva

Preparação Corporal: Melany Kern

Contra-Regra: Lucas Maia

Fotografia: Tatiana Plens

Elenco: Hércules Soares

Eliane Ribeiro

Mariana Alves

Giuliana Bona

Fernanda Brito

Andressa Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário